Resenha da HQ "Wytches"

Bom dia pessoal!! A resenha de hoje será sobre essa hq bem sinistra que eu li esses dias. Admito que eu nunca tinha lido nada que falasse sobre bruxas mas gostei bastante da ideia que essa hq transmite. Fiquei bem animado também porque atrás do livro tem uma seção de críticas e dois nomes me chamaram a atenção, Stephen King e Joe Hill !! Levando tudo isso em consideração, a animação foi bem grande e acabei lendo tudo em um dia mesmo e me agradou bastante. Agora vamos à resenha :


 * Título: Wytches
 * Autor: Scott Snyder 
 * Arte: Jock
 * Cores: Matt Hollingsworth
 * Letras: Clem Robins
 * Editor Original: David Brothers
 * Título Original: Wytches
 * Número de Páginas: 192
 * Editora: Darkside Graphic Novel (selo da Darkside Books)
 * Tradução: Érico Assis
 * Gênero: Terror
 * Nota: 4/5

Tudo começou com a mudança da família Rooks para Litchfield, uma remota cidadezinha de New Hampshire. A família vivenciou momentos terríveis no passado e decidiram recomeçar do zero. Nova cidade, novas pessoas, novos medos! Eles não entendem e ainda não sabem que algo sinistro vive nas florestas ao redor da cidade. Algo que os observa, esperando a primeira oportunidade. É nesse contexto que pai e filha vão descobrir que recomeçar não será tão fácil assim. Existe uma conspiração secular envolvendo a família e o perigo se torna real até demais. De dentro da floresta, observando das árvores, algo muito sinistro observa, algo secular e faminto!! Que Deus tenha misericórdia da família Rooks!



O que falar dessa hq ? Nossa, foi de tirar o fôlego. Após concluir a leitura dessa obra, fiquei até com medo de olhar para as árvores de tão sinistra que foi a descrição das bruxas nessa hq, ou melhor dizendo "brvxas". A história foi super simples de ler, bem rápida e com uma ideia bem legal a respeito das bruxas. Nessa hq, Snyder nos apresenta um outro tipo de bruxa existente, as reais, que ele chama de brvxas. Temos uma imagem bem formada na nossa cabeça a respeito delas, ou seja, um chapéu pontudo na cabeça, voando numa vassoura, com uma verruga no nariz e etc. Essa visão é até infantil perto do que Snyder retrata. Olhem só:

"Como você já deve ter sacado, nossas bruxas não são como as que você já viu. Elas não têm vassoura nem chapéu pontudo. Aliás, esqueça tudo o que você sabia sobre bruxas, porque, no nosso mundo, todas as pessoas que se pensavam que eram bruxas, as que foram queimadas e afogadas por praticar bruxaria, eram só gente que venerava bruxas. As bruxas de verdade, as brvxas, estão mais para aquelas coisas que Ryan e eu vimos na floresta. Elas são gigantes, antigas, primevas e profundamente malignas."

O mais interessante dessa hq é essa "nova visão" acerca das bruxas e também da ideia por trás disso. Na hq, quando alguém era jurado às bruxas, essa pessoa não tinha mais escapatória. Basicamente funciona assim: você jura alguém, consegue o que quiser das bruxas e as mesmas se alimentam dessa pessoa jurada. Tenso né ? O autor até pergunta uma hora "Então quem você daria a elas para ter o que quer ? Para curar um ente querido doente ? Para se curar ? Para ter o que sempre desejou ? Você entregaria um vizinho ? A pessoa amada ? Quem você juraria ?" .. Essa ideia de ter o "poder nas mãos" ficou bem legal porque assim a gente acaba vendo quem é quem na história e as intenções de cada personagem. 

Quando cheguei no final da hq vi que existiam umas páginas que o autor escreveu sobre sua própria vida e o motivo de ter iniciado Wytches. Achei muito legal saber sobre isso e de onde veio toda essa ideia. A hq, como o próprio autor fala, é muito pessoal, mexe com a infância dele e tudo o que ele vivenciou. Segundo o autor, essas bruxas são reais, ele mesmo já viu na floresta!! Quem tem coragem de confirmar essa afirmação ? hehe


Além de todos os fatores que mencionei aqui, a história sinistra, a mensagem por trás, o amor de uma família e outras coisas, algo fez com que essa hq ficasse completa!! E eu estou falando dos desenhos, a arte gráfica dessa edição. Sério, Jock deu um banho de desenho e arte. A hq tem uns desenhos bem sinistros por dentro e fez com que a história se tornasse mais assustadora ainda. Uma outra coisa importante a ressaltar é que essa hq é colorida, bem colorida!! Tudo isso transformou Wytches numa hq completa e assustadora!!


Falando sobre a edição, o obvio será dito. A Darkside Books humilha!! A edição está espetacular, de luxo. Capa dura, folhas de material excelentes, toda trabalhada na escuridão e bem dark. Essa hq compõe a série de livros que a editora está lançando nesse novo selo, chamado Darkside Graphic Novel. O bom é que são leituras bem rápidas de se fazer e com histórias que tirar o fôlego.


Então é isso pessoal!! Muito obrigado pela visita e até o próximo post :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do livro "O Espelho do Monge - A Espada"

Resenha do livro "A Tormenta de Espadas"

Resenha da hq "Black Hole" de Charles Burns