Resenha da hq "Atômica - A Cidade Mais Fria"

Bom dia pessoal, como vocês estão ? Hoje a resenha vai ser sobre essa hq bem diferente do que costumo ler mas que me surpreendeu em vários aspectos. Não costumo ler sobre espionagem e não faço ideia do motivo já que o tema sempre me atraiu!! Antes da resenha vamos às informações do livro.


* Título: Atômica - A Cidade Mais Fria
* Autor: Antony Johnston
* Ilustrador: Sam Hart
* Título Original: Atomic Blonde - The Coldest City
* Número de Páginas: 176
* Editora: Darkside Graphic Novel (selo da Darkside Books)
* Tradução: Érico Assis
* Gênero: Ficção Inglesa / Espionagem
* Nota: 4/5

Essa hq se passa em um momento muito delicado e tenso de nossa história, e o autor mostrou isso de forma bem clara. A hq começa bem no momento em que o comunismo está entrando em colapso e o Muro de Berlim está prestes a cair. Em meio a toda essa confusão um espião do MI6 é morto com informações inestimáveis: uma lista com os nomes de todos os espiões que atuam em Berlim. Mas, junto ao corpo, não se encontra lista nenhuma. E é nesse cenário caótico que Lorraine Broughton entra em ação. O MI6 a envia para encontrar a lista mas ela acaba envolvida em um barril de pólvora que inclui um levante popular, contra-espionagem, deserções que dão errado e assassinatos secretos. Um grande caldeirão de confusão e Lorraine está bem no meio dele!! Atômica é um thriller de espionagem que revitaliza os clássicos da espionagem e explora a paranoia e a desconfiança fervilhando no epicentro da Guerra Fria.

Tudo sobre espionagem acaba virando algo tenso e Atômica não poderia ficar de fora. O autor conseguiu conduzir a história de forma bem clara e com diálogos curtos e precisos. Essa procura incessante pela lista começou a me deixar angustiado porque você começa a desconfiar de todo mundo e a tensão cresce a cada página. Eu não dei a nota máxima por causa de um fator que me incomodou bastante. Passei a hq toda tentando descobrir quem era quem e isso foi um ponto positivo, estimulou muito a leitura e também não posso deixar de falar das revelações e reviravoltas que são de tirar o fôlego!! O único problema foi o final. Achei muito confuso a finalização e me deixou desesperado porque ele explica mas deixa muitas possibilidades do que pode ter acontecido e também sobre a identidade de algumas pessoas. Acho que o autor quis deixar um clima tão grande de suspense e criar uma reviravolta tão espetacular, que acabou deixando bem complicado de entender. Inclusive eu vi que algumas pessoas sentiram a mesma coisa. De qualquer forma, o livro em si é muito bom, a espionagem, a tensão e muitos outros detalhes que fizeram da obra o que ela é.


Um outro ponto bem interessante foi a arte do Sam Hart. A hq é toda trabalhada no preto e branco, e muitas vezes ficava bem obscuro, retratando bem como a época estava naquele momento. Mesmo sendo preto e branco a hq tem a sua beleza, os traços são bem feitos e deixou um toque a mais de suspense nessa história que já é bem tensa. E é obvio que eu não poderia deixar de falar nessa edição monstruosa da Darkside Books!! Além de ser capa dura, a edição está muito bem feita, linda e de alta qualidade. Essa hq compõe mais um livro do selo Darkside Graphic Novel, que está trazendo para nós edições clássicas e histórias bem darks.




Não sei se vocês sabem mais lançou nesse ano o filme baseado na hq Atômica. Eu ainda não assisti mas ouvi dizer que o final explica um pouco melhor do que a hq e parece ter cenas de ação de tirar o fôlego, coisa que na hq acontece bem rápido. Esse filme foi lançado mais precisamente em 31 de agosto de 2017 e tem como protagonista a atriz Charlize Theron, fazendo o papel de Lorraine Broughton.



Então é isso pessoal, espero que vocês tenham gostado e visitem o meu ig @folhas_vivas . Um ótimo dia e boas leituras!!  :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do livro "O Espelho do Monge - A Espada"

Resenha do livro "A Tormenta de Espadas"

Resenha da hq "Black Hole" de Charles Burns