Resenha do livro "A Noite Devorou o Mundo"

Olá pessoal, como vocês estão ? Hoje venho aqui resenhar esse livro bem diferente que eu li esses dias. Livros de zumbis são os que eu mais gosto e esse apresentou uma visão bem inusitada a respeito do apocalipse zumbi. Vamos às características do livro:


* Título: A Noite Devorou o Mundo
* Autor: Pit Agarmen
* Título Original: La Nuit a Dévoré Le Monde
* Número de Páginas: 208
* Editora: Rocco
* Tradução: Carlos Nougué
* Gênero: Romance Francês / Mundo Pós-Apocalíptico
* Nota: 3,5/5




Antoine Verney é um escritor de romances água com açúcar que se encontra em um apartamento diante de uma festa em que o mesmo se sente extremamente desconfortável. Ele fica o tempo todo "filosofando" sobre alguns aspectos que o levam a ser uma pessoa na dele, recluso, e analisa sistematicamente cada convidado da festa para ver se o tempo corre mais rápido. Diante desse cenário, Antoine decide passar a noite bêbado e esquecer essa estúpida festa. Na manhã seguinte o que ele encontra no apartamento é de gelar a espinha!! Sangue para todo lado, restos humanos e um corpo sem cabeça estão por todos os cômodos. Antoine passa mal de imediato, vomita e não consegue compreender o que estava acontecendo. Precisando de ar corre até a varanda e se depara com uma Paris em chamas, um caos! Pessoas correm na rua, tiros são ouvidos e seres grotescos comem seres humanos como se fosse a coisa mais normal do mundo. E é assim que tudo começa para nosso personagem!!

Antoine, por incrível que pareça, não fica assim tão surpreso com o que está acontecendo. Há muito tempo que a humanidade atingiu o último estágio da decadência, da selvageria e da crueldade. Parecia ser apropriado ela ser destruída por seres que pareciam humanos. Diante desse caos, o escritor sobrevivente começa a se organizar, limpa o prédio onde está e faz barricadas em todas as portas e janelas. Busca comida, água, limpa o próprio apartamento e tenta se manter ativo sempre que possível. O instinto de sobrevivência fala bem alto nesses momentos e Antoine chega a se surpreender em como ele se mantém "calmo" diante de tudo.

O livro é sobre zumbis ? sim, porém com um grande detalhe!! Enquanto o nosso protagonista está preso no prédio, ele começa a passar por centenas de situações que, imagino eu, são bem normais diante de algo tão catastrófico. Ele luta contra o medo, o tédio, o silêncio, o luto, a opressão dos zumbis, a fome, a sede, o calor, o frio, ou seja, tudo! O mais interessante é que o autor mostrou tudo isso, da forma que iria acontecer mesmo, caso isso fosse real. Primeiro ele não tem como saber como está a família dele, nem os amigos e nem ninguém. Depois ele começa a ficar com muito tédio, e isso é algo muito crônico quando você está preso em um mesmo ambiente, depois o silêncio profundo, tirando os gritos dos zumbis, e por último a solidão. Imaginem vocês parados em um apartamento, sem luz, no total silêncio, com um tédio absurdo, com medo, sem saber de sua família e muitas outras coisas!! É esse o cenário que se encontra Antoine.

Até o momento tudo estava ruim porém controlado mas quando a razão começa a vacilar, Antoine começa a usar técnicas para não entrar numa loucura sem volta. Para escapar ao desespero e à própria queda, ele reaprende a viver e a lutar; e, repensando seu passado e sua identidade, entrega-se a uma sensível introspecção sobre sua própria condição humana, sobre o doloroso sentimento de seus fracassos e de sua profunda inadaptação à sociedade dos homens. Essa reflexão que ele faz durante o decorrer do livro é muito legal e bem usada porém um pouco cansativa durante a narrativa.


Saibam de uma coisa, esse livro possui muitas críticas. O autor conseguiu usar isso de forma brilhante, achei sensacional a linha de raciocínio de cara!! O diferencial do livro aconteceu em pequenos detalhes e esse acabou sendo um deles. Durante a leitura, Pit colocou críticas a respeito da nossa sociedade, do capitalismo, da propaganda, do consumo em massa e etc. Ele comparou todas elas aos zumbis e ficou simplesmente genial. Não quero falar muito sobre isso porque vai acabar estragando o brilho dessa ideia caso você venha a ler esse livro um dia, porém queria citar só um exemplo sobre o que o autor fala. Quando ele cita o capitalismo e a sociedade de consumo, a ideia dos zumbis foi muito legal. Ele diz que nós corremos atrás de tudo sem nem olhar para o lado, para os outros, como seres obcecados por algo. Se você parar para pensar, os zumbis são exatamente assim, eles correm atrás de "comida", desesperados por algo, passando por cima dos outros semelhantes, e tudo isso porque ele quer algo para si! Achei isso genial, nunca tinha feito essa analogia na cabeça antes e acabei ficando bem impressionado com a ideia. Olhem esse trecho do livro:

 "Não acredito que venha a nascer um novo homem novo. Seria ilusão acreditar nisso: continuamos uma ameaça para nós mesmos, somos cheios de desejos e de violência. Simplesmente temos, inscrita em nós, a consciência de uma adversidade eminente, sabemos que existem seres que nos superarão sempre em desejo e em violência. Por alguns séculos, enquanto os zumbis estiverem aqui, a humanidade terá um lugar que lhe permitirá sobreviver. Pois, afinal de contas, sei que os zumbis nos protegem de nós mesmos: já não nos massacraremos enquanto tivermos um inimigo comum. Já não há necessidade de comunistas, de judeus, de árabes, de inimigos pré-fabricados . Depois ? Veremos. Talvez seja necessário inventar sucessores para eles."

Um outro fator bem legal dessa narrativa foi como o Antoine tratou os zumbis. Na maioria dos filmes e livros de zumbis, eles são seres que monstruosos e merecem morrer. Nesse livro, o protagonista olha com outros olhos essa situação. Ele começa a analisar a situação como um todo e busca colocar os zumbis em um tipo de patamar, para melhor entende-los. Por exemplo, nós nos sentíamos poderosos por causa do dinheiro e outros bens, e ai os zumbis tomaram tudo em segundos!! Cada situação vira uma questão à ser pensada pelo personagem. E ainda tem um outro detalhe, a necessidade de ter por perto esses seres grotescos!! Sim, você leu certo. Antoine da até nome para alguns porque eles são os único seres perto dele e o único som a ser ouvido!! Caso eles saiam da rua, o silêncio e toda a "interação" acabam. É meio triste constatar isso mas é como Antoine passa muitos dos seus dias na sua varanda.



Levando em consideração tudo isso o livro foi bom mas algumas coisas me incomodaram um pouco. Por exemplo, a lentidão para acontecer algo!! Sei que as coisas não acontecem tão rápido em um livro de sobrevivência porém fiquei até com um leve tédio durante algumas partes. Outra coisa foram as explicações que o autor faz durante o livro. Você vai entender tudo mas algumas eram bem chatas de se ler. Tirando esses poucos detalhes, o livro é uma boa pedida caso você queira algo bem inusitado e diferente, principalmente em um apocalipse zumbi!!



Então é isso pessoal!! Muito obrigado pela sua visita e volte sempre ;)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do livro "O Espelho do Monge - A Espada"

Resenha do livro "A Tormenta de Espadas"

Resenha da hq "Black Hole" de Charles Burns