Resenha da hq "Black Hole" de Charles Burns


 • Título: Black Hole
 • Autor: Charles Burns
 • Título Original: Black Hole
 • Número de Páginas: 368
 • Editora: Darkside Books 
 • Tradução: Daniel Pellizzari
 • Gênero:  Terror/Underground
 • Nota: 3,5/5

Black Hole se passa nos arredores de Seattle, extremo noroeste dos Estados Unidos, em meados da década de 1970, quando uma praga inominável e traiçoeira se alastra entre os adolescentes locais através do contato sexual. Ela se manifesta de maneira diferente entre os infectados, enquanto alguns apresentam apenas manchas na pele outros se transformam em grotescas aberrações. E quando alguém era infectado, não tinha mais volta!! Para esses seres monstruosos, o auto-exílio é a única alternativa e muitos fazem exatamente isso. Passam de suas casas confortáveis para acampamentos precários no meio da floresta. Ao longo da hq vamos nos familiarizando com os diversos protagonistas da história, adolescentes que foram infectados, outros que ainda vão ser e outros que não foram, o clima de pânico, desespero e horror se espalha por todos esses jovens.

Black Hole apresenta um retrato inquietante e soberbo da alienação dos tempos colegiais, repleto de crueldade, selvageria e hormônios à flor da pele, que dialogam com o tédio, a angústia e as necessidades mais profundas de nossa própria aceitação que dominam essa época da vida. A HQ de Burns aborda um momento cultural específico dos EUA, quando ser hippie era muito legal. O uso de drogas, a bebedeira, a descoberta sexual, as responsabilidades da vida adulta, todos os traumas vividos na adolescência; tudo isso é retratado com precisão por Burns!! 

A hq mostra a liberdade que as pessoas tinham naquela época e, obviamente, as consequências dessa liberdade. Por exemplo, a praga se alastra pelo contato sexual, coisa que na época estava nas prioridades de todos aqueles que queriam viver longe de tudo, bem no estilo hippie. Um outro ponto interessante é que ele fala sobre a aceitação de nós mesmos e dos outros. Quando alguém ficava infectado, a exclusão da sociedade era enorme, ou seja, se você é diferente o mundo te empurra para o lado. São esses fatores que fizeram da hq de Burns um clássico, porque retrata de forma muito atual o mundo em que vivemos e como o mundo foi naquela época. E  outro ponto a ser falado é sobre a questão da transmissão da praga. Charles faz uma analogia sobre a Aids e todo o problema causado pela mesma.

Em tons de preto e branco, as páginas dessa hq são sinistras, sufocantes e mesmo assim passam a mensagem do autor com clareza. Foi um pouco angustiante ler algumas coisas, principalmente a parte do exílio, da solidão e do desespero dessas pessoas. 

Charles Burns nasceu em 1955 em Washington D.C. , e cresceu em Seattle durante os anos 1970 e por isso fala com tanta maestria sobre o assunto que aborda. Black Hole ganhou centenas de prêmios ao longo de toda a sua história e depois de ter meio que "sumido" daqui, a Darkside Books trouxe essa edição monumental para todos nós e também uma grande oportunidade de ler uma obra tão comentada pelo mundo.


Espero que tenham gostado e obrigado pela visita!! 😉📚

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do livro "O Espelho do Monge - A Espada"

Resenha do livro "A Tormenta de Espadas"