Resenha do livro "Na Pele de uma Jihadista"

Olá pessoal !! Hoje trago para vocês a resenha do livro "Na Pele de uma Jihadista" da Anna Erelle. Antes de começar a resenha propriamente dita, vou colocar aqui alguns dados sobre o livro (geralmente as resenhas serão nesse formato, com um apanhado maior do livro).


  • Título: Na Pele de uma Jihadista
  • Autor (a): Anna Erelle (nome fictício)
  • Título Original: Dans la peau d'une djihadiste
  • Número de Páginas: 205
  • Editora: Paralela
  • Tradução: Dorothée de Bruchard e Eduardo Brandão
  • Nota: 5/5
  • Gênero: Não Ficção/Guerra

Vamos à resenha ⤵

Todos nós temos conhecimento de quão grande é a violência imposta pelo grupo terrorista Estado Islâmico. Fuzilamentos em massa, decapitações, queima de pessoas vivas, ataques em países: essas são algumas marcas registradas do Estado Islâmico, organização terrorista que vem chocando o mundo ao filmar suas atrocidades e compartilhá-las no YouTube, Facebook e no Twitter. E este uso ostensivo de redes sociais, o chamado "Jihad 2.0", tem se mostrado um recurso assustadoramente eficaz para o recrutamento de novos combatentes. A cada dia, cresce o número de jovens que abandonam seus países ocidentais para juntar-se à "guerra santa".

O que leva alguém a cair nessa propaganda? Querendo uma resposta, a jornalista Anna Erelle criou um perfil falso no Facebook, com o nome de "Mélodie". Sob a pele dessa garota vulnerável e ingênua, Anna deixa-se seduzir por Abu Bilel, um jihadista francês que faz de tudo para convencê-la a juntar-se a ele na Síria, onde, assegura, "será tratada como uma rainha". Anna tem acesso exclusivo à mentalidade deste jihadista, que adora exibir seu relógio, seu jipe, e se gaba por ter matado milhares de pessoas ao longo da vida. Quando Bilel fica impaciente para conhecer "Mélodie", Anna embarca rumo à Síria, na missão jornalística da sua vida. Será que tudo saiu como ela planejou ?

Meus amigos, quando eu acabei de ler esse livro a sensação de peso foi muito grande. O livro mostra uma realidade que infelizmente acontece com mais frequência do que podemos imaginar. Anna mostra que o poder do terrorismo digital é muito forte e igualmente perigoso em um mundo onde a tecnologia estabeleceu seu domínio. O que me deixou mais triste foi descobrir que garotas com diversos problemas, familiares, emocionais, financeiros e outros, se deixam seduzir por essa ideia de grandeza que o Estado Islâmico conta. O triste é ver que não existe ninguém para orientá-las e quando o convite de ir à Síria é aceito, não há volta.

Eu admiro muito essa autora, pela coragem e pela ousadia. Para vocês terem noção, esse nome "Anna Erelle" é fictício, tendo em vista todas as ameaças de morte que ela recebeu. Eu gosto muito de pessoas que batem no peito e decidem fazer algo mesmo sabendo dos riscos. Com esse testemunho, muitas vidas foram salvas das mãos do EI e ainda mostrou para o mundo uma história obscura que ninguém tinha coragem de mexer ou investigar dessa forma. Com uma escrita simples porém rica em detalhes, esse livro me conquistou!! Eu sou um grande fã desse tipo de assunto e mesmo que você não goste tanto assim, sei que esse livro vai te tocar de alguma forma!!

   "[...] Embora perceba perfeitamente o impacto que a propaganda digital pode ter sobre esses novos soldados de Deus, continuo sem entender o que os leva a passar ao ato. Deixar tudo para trás ? Os pais, o próprio passado ? Riscar, em poucas semanas, uma vida inteira da própria vida com a convicção de que não se deve, nunca, olhar para trás."


Espero que tenham gostado!! :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do livro "O Espelho do Monge - A Espada"

Resenha do livro "A Tormenta de Espadas"

Resenha da hq "Black Hole" de Charles Burns